segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Centro de Controle de Zoonoses


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deve educar dono do animal para uma posse responsável e esterilizar o animal para não ocorrer um descontrole da população. Parece legal ouvir dizer que um CCZ foi criado para tais coisas, mas as vezes isso é uma grande enganação.
Pode se dizer que em muitas cidades do Brasil os CCZ atuam de maneira errada, praticando a eutanásia e maus tratos. Um exemplo disso é como era CCZ da cidade de São Paulo até o começo do ano, onde animais machucados não recebiam cuidados médicos e morriam dolorosamente, outros acabavam virando canibais, matando os mais fracos para obter um pouco de comida.


Em alguns estados leis foram criadas para o fim da eutanásia animal, as chamadas Kill Box e a injeção letal além de outras foram abolidas em estados como o Rio de Janeiro e São Paulo. O Rio de Janeiro possui um programa de adoção de animais pela internet e São Paulo só tem um programa pelos protestos de ONGs como o PEA.


Antes da aprovação da lei que proíbe a eutanásia o CCZ de São Paulo matava vinte mil animais por ano, um número que poderia ser reduzido se houvesse um programa de adoção na época.


Uma reportagem da emissora Record sobre o CCZ de São Paulo e um vídeo sobre as Kill Box estão disponíveis na página de vídeos e algumas imagens de CCZ do Brasil estão disponíveis na página de fotos.

Um comentário:

  1. yogui ... ficou lindo seu blog
    parabéns, adorei
    e muuuito legal sua ONG
    bjss
    ;D

    ResponderExcluir