terça-feira, 15 de setembro de 2009

"ONDA legal"

Em outubro de 2002 foi criada no município de Cachoeirinha a ONG denominada ONDA– Organização Nacional de Defesa Animal – que tem entre seus objetivos a defesa da vida do animal, dentre eles, animais silvestres, domésticos ou domesticados.


A entidade possui voluntários que servem como casas de passagem aos animais que precisam de um lar, mas é pouco em relação ao problema existente. A única solução é a castração em massa dos animais da cidade.

As razões que levaram a criação desta entidade foram:


- A falta da construção e manutenção de um Centro de Cuidado e Alojamento Animal na cidade, devido ao grau excessivo de animais abandonados e mau tratados, onde possam ser atendidos casos de emergência e realizadas castrações em animais abandonados e castrações a baixo custo em animais de pessoas de baixa renda.
- A falta por parte dos órgãos governamentais de ações voltadas aos animais, principalmente domésticos, onde se utiliza a prática equivocada e criminosa do extermínio como forma de controle populacional.
- Em nome de medidas ineficazes de controle populacional e ultrapassadas sob o aspecto epidemiológico, estão os Centros de Controle de Zoonoses cometendo a atrocidade de exterminar centenas de animais sadios diariamente, em ofensa a legislação pátria que estabelece medidas de proteção aos animais preconizados pela Constituição da República e o Novo Código de Defesa Animal do Estado do Rio Grande do Sul.


Sítio do Sr. Pedro Borba


A ONDA assumiu o sítio do Sr. Pedro Borba, que faleceu em janeiro de 2008, com mais de 350 animais em Morungava. Agora a luta é constante para manter estes animais abandonados e maltratados. Além de alimentos, remédios, cirurgias, também estamos melhorando o sítio na questão de estrutura. Contamos com ajuda de todos para dar uma vida digna a estes bichanos.


Confira a matéria que saiu na mídia sobre a ONDA no site da Globo.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário